17.10.09

Maquiagem assume benefícios antiidade


Produtos ganham nova formulação para alisar, prevenir e combater rugas
A tecnologia do mundo dos cosméticos já permite atingir uma aparência mais jovem com pó, base, corretivo e até batom. Diversas marcas estão lançando linhas de produtos antiidade que prometem recuperar a elasticidade e aumentar a densidade da pele, além de prevenir e combater as rugas. A dermatologista Karin Ventura, da Unifesp, de São Paulo, tira as dúvidas sobre a eficiência dos cosméticos.
É possível combater o envelhecimento com a maquiagem antiidade?
Os produtos mais modernos realmente têm componentes interessantes, que ajudam a pele a ficar mais saudável. Seu principal benefício é, sem dúvida, a maior proteção solar associada aos pós-faciais, bases e corretivos mais modernos. A proteção solar retarda o envelhecimento da pele, aumenta sua elasticidade, luminosidade e diminui o aparecimento de manchas e rugas. Isto sem contar a prevenção do câncer de pele em um país tropical como o nosso.
O efeito de rejuvenescimento da maquiagem é apenas momentâneo? Ou seja, só funciona quando estamos usando os produtos?
Existem algumas substâncias químicas que causam o chamado "Efeito Cinderela". Este efeito causa uma contração passageira das fibras elásticas da pele promovendo um "lifting" passageiro e o "alisamento" das rugas mais finas. Após algumas horas, a pele volta ao normal.
Mas, se as substâncias associadas ao produto forem vitaminas, filtros solares, derivados de Alfa-hidróxi-ácidos ou proteínas da soja, por exemplo, podemos esperar um efeito acumulativo e que melhora com o tempo. Na verdade, os cosméticos mais modernos tentam mesclar os dois grupos para obter um alisamento imediato das rugas e um benefício de rejuvenescimento a longo prazo.
Quais componentes da maquiagem promovem o ?Efeito Cinderela? Ou lifting??
Existem várias substâncias que causam o efeito lifting e cada empresa farmacêutica "batiza" as suas com nomes diferentes. Alguns deles são o tensine, raffermine, argireline, myoxinol e muitos outros. O efeito é imediato e pode ser notado depois de alguns minutos da aplicação, mas é um alisamento bem sutil, geralmente a pele fica mais uniforme e as rugas finas são atenuadas. Não se pode esperar um efeito muito acentuado.
Quais são os principais componentes das fórmulas dos produtos que promovem os benefícios antiidade com efeito acumulativo?
São formulações que reúnem Alfa-hidróxi-ácidos, derivados do retinol e vitamina A. Anti-oxidantes como a vitamina C e E, chá verde e café. Filtros solares e derivados da soja. Além destes grupos principais, uma infinidade de novos produtos que a indústria farmacêutica vai criando ininterruptamente.
A maquiagem antiidade substitui de alguma forma os cremes antiidade? Um corretivo antiidade substitui o creme para a região dos olhos, por exemplo?
Não. O ideal é usarmos uma boa maquiagem com filtro solar de boa procedência e específica para cada tipo de pele durante o dia. Quando chegar em casa, é importante remover a maquiagem e limpar muito bem a pele. Em seguida, aplicar aplicar um produto que hidrate e nutra a pele ou que trate algum problema específico, como a acne, por exemplo.
Por: Camila Rutka
Fotos: Getty Images
IN:
http://www.abril.com.br/noticia/estilo/no_295160.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário